Acessibilidade

Confira como utilizar os recursos de acessibilidade durante uma sessão no Cine A

Buscando oferecer a melhor experiência ao público, a Rede Cine A implantou em suas unidades o uso de aplicativos para smartphones e tablets, criados para proporcionar acessibilidade completa nas Salas de Cinema. Disponibilizando os recursos da Audiodescrição, Legendas e LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, para um novo público de milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil.

Os aplicativos fazem o sincronismo do conteúdo que está sendo exibido com os recursos de acessibilidade, por meio de uma avançada tecnologia de reconhecimento de áudio.

Os aplicativos compatíveis com as salas da Rede Cine A: MovieReading, MobiLOAD e Greta.

Audiodescrição

O mundo da imagem e do contexto visual transformado em palavras, com o máximo de detalhes possível, para o melhor entendimento das pessoas com deficiência visual e outros públicos. Para os filmes legendados, o recurso de audiodescrição acompanha a dublagem ou o Voice Over, que é a leitura interpretada das legendas, para garantir ao público o acesso aos diálogos e pleno entendimento do conteúdo.

Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e Legenda Descritiva (ANCINE)

Todo o universo sonoro, como diálogos, ruídos, músicas e outros elementos contidos nas obras audiovisuais, se faz presente de forma textual nas legendas para surdos e ensurdecidos.

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

A Língua Brasileira de Sinais é uma língua de modalidade gestual-visual, reconhecida como meio de comunicação e expressão. É por meio dela que muitas pessoas com deficiência auditiva se comunicam e melhor entendem o mundo.

Perguntas Frequentes

Todos os filmes têm os recursos disponíveis no aplicativo?

Esta é uma opção do distribuidor, portanto, pode acontecer de não ter o filme desejado em um aplicativo. Recomendamos que tenha os 3 aplicativos indicados no seu celular, pois se um filme não tiver em um aplicativo, estará em outro.

Todos os títulos têm a versão dublada e legendada?

Não, alguns títulos podem ter apenas uma das duas versões disponíveis.

Posso baixar os recursos antes de ir ao cinema?

Sim, inclusive recomendamos que o download dos recursos seja feito antes de ir ao cinema. Normalmente os complexos exibidores não disponibilizam Wi-Fi e as redes móveis não tem um bom desempenho nesses locais.

Quanto tempo em média demora para baixar os recursos?

O tempo de download varia de acordo com o recurso desejado. Para os arquivos de legenda, a média é de até 1 minuto. Os arquivos de audiodescrição costumam levar em média de 2 a 5 minutos. Já os arquivos de LIBRAS, por serem mais pesados, levam mais tempo, podendo ter até 10 minutos para o download completo. Vale lembrar que a duração do filme e qualidade da internet disponível impacta diretamente no tempo de download.

Consigo fazer o download através do 4G do meu dispositivo?

Sim. O tempo permanece dentro dos parâmetros e observações mencionados na questão anterior.

Quanto tempo em média demora para sincronizar os recursos?

O tempo de sincronismo é rápido, uma média de 10 a 20 segundos, podendo variar para menos ou para mais tempo, dependendo do trecho do filme.

O filme (imagem e som) também está disponível no aplicativo?

O filme nunca está disponível no aplicativo, somente os recursos de acessibilidade referentes ao título, que será disponibilizado para o usuário após o reconhecimento do áudio e checagem interna do sincronismo.